Tecnologia do Blogger.

A conquista das Américas

O continente americano pode ser compreendido como um local marcado por história. A primeira delas, ainda pouco explorada, remete à compreensão da trajetória dos povos que habitaram e formaram diversas civilizações e constituíram as primeiras civilizações no continente. A segunda tardia e ao mesmo tempo majoritária, falam de um local “descoberto” pelos europeus as terras americanas no final do século XV.
            A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuindo para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Ajudando para a Conquista Das Américas.
A expansão marítima Europeia teve nítido caráter econômico que visava:
ü  Interesses econômicos – A necessidade de ampliar a produção de alimentos, em virtude da retomada do crescimento demográfico; a necessidade de metais preciosos para suprir a escassez de moedas.
ü  Sociais – o enfraquecimento da nobreza e o fortalecimento da burguesia.
ü Religiosos – A possibilidade de conversão de pessoas de outras culturas e etnias para civilização e cultura do país europeu que encontrou, fazendo assim culturas serem substituídas e jogando fora as diferentes diversidades.
Linha do tempo:
1492 – Chegada de Colombo a um novo continente, a América;
1499 – Viagem de Pedro Álvares Cabral a Índia;
1504 – Américo Vespúcio afirma que a terra descoberta por Colombo era um novo continente.
            Quem saiu na frente nesta empreitada foi à Espanha com Cristóvão Colombo que foi no rumo Oeste para chegar às Índias, mas só que chegou à cidade de São Domingos pensando que tivesse chegado às Índias chamou todos os habitantes de índios. Só que o grande objetivo de Portugal e a Espanha eram obter riquezas (lucros) para seus Estados Nacionais em formação. Os espanhóis chegando à América Central mataram grandes civilizações culturais como os maias, os incas e os astecas. Como estes povos eram muito religiosos acreditavam nas suas lendas, por exemplo, o conquistador Cortez que foi interpretado com um deus, então a profecia estava sendo concretizada e a conquista se tornou verdade. Estes povos, os maias, os astecas e os incas lutaram até a morte mesmo tendo armas menos sofisticadas e muitos morreram pelas doenças trazidas pelos europeus com sarampo, gripe e outras epidemias. A Espanha obteve riquezas com estes povos, mas só que lutou bastante. Já Portugal com a mesma ideia de conquistar às Índias pela África demorou mais a obter riquezas. Portugal lutou com povos menos guerreiros então não se desgastou tanto na luta pela conquista como a Espanha que lutava com povos de grandes civilizações americanas.
            Inglaterra, França e Holanda podem considerar elas como navegações tardias para a conquista das Américas visto que a Inglaterra e França envolveram-se na Guerra dos Cem Anos(1337-1453) e, após este longo conflito, a Inglaterra passa por uma guerra civil - a Guerra das Duas Rosas ( 1455-1485 ); já a França, no final do conflito com a Inglaterra enfrenta um período de lutas no reinado de Luís XI (1461-1483). Somente após estes conflitos internos é que ingleses, durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603); e franceses, durante o reinado do Francisco I iniciaram a expansão marítima. A Holanda tem seu processo de centralização política atrasado por ser um feudo espanhol. Somente com o enfraquecimento da Espanha e com o processo de sua independência é que os holandeses iniciarão a expansão marítima.
            As Grandes navegações contribuíram para uma radical transformação da visão da história da humanidade. Houve uma ampliação do conhecimento humano sobre a geografia da Terra e uma verdadeira Revolução Comercial, a partir da unificação dos mercados europeus, asiáticos, africanos e americanos.
            A consequência de tudo isso foi: a formação do Sistema Colonial; enorme afluxo de metais para a Europa proveniente da América; o retorno do escravismo em moldes capitalistas; o euro centrismo, ou a hegemonia europeia sobre o mundo; e o processo de acumulação primitiva de capitais resultado na organização da formação social do capitalismo.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Curta e fique por dentro!

Apenas Uma Garota Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados