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Como fazer uma analise literária completa de um livro?

Biobibliográfica
                Situar o autor no tempo, dar um rápido painel de suas mais importantes produções e, se for possível, estabelecer eventuais nexos entre vida e obra.

Resumo do enredo
Sintetizar os principais acontecimentos da obra, ou seja, destacar os principais pontos e transforma-lo em um pequeno texto que resume a história da obra.

Personagens
Verificar se as personagens sofrem mudanças e são aprofundadas psicologicamente (personagens esféricas), ou se são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior (personagens planas); ou ainda se delas se destacam apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como a fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc. (Tipo). Além do estudo sobre personagens esféricos e planos, há também a classificação dos personagens para dizer se ele é o Protagonista, é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele. Geralmente é o herói e alguns casos podem existir mais de um. Antagonista, é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. Geralmente é o vilão e alguns casos podem existir mais de um, no entanto, o antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa, podendo ser um objeto, um animal ou um fato que dificulte os objetivos do protagonista (como a situação financeira do mesmo, problemas culturais e/ou sociais, deficiências físicas e/ou psicológicas etc.). Personagem secundário, é o personagem que exerce outra função na história, podendo ser ou não relacionado com a história principal. A importância dele pode variar dependente da obra.Oponente, o personagem que ajuda o antagonista. Da mesma forma que o coadjuvante em relação ao protagonista, é geralmente amigo ou parente do antagonista principal, embora às vezes trabalhe o sirva para o mesmo.  Figurantes é um personagem que não é fundamental para a trama principal, que tem como único objetivo ilustrar o ambiente e o espaço social que são representados durante o desenrolar de uma ação da trama.

Tempo
 Observar a presença dos tempos cronológico (do relógio) ou psicológico (tempo interior, da consciência, um flash Back) e a importância deles para a construção da sequencia narrativa e das personagens.

Espaço
Deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância para o significado geral da obra. Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico (meio ambiente) quanto o espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço influencia ou condiciona a ação das personagens.


Foco narrativo
Verificar se o ponto de vista do narrador é em 1º ou 3º pessoa e em que medida essa opção atende melhor aos propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, digressões, ironia, etc. e avaliar importância dessas atitudes no significado geral da obra.

Estilo
Devem ser buscados na obra traços que caracterizam o estilo pessoal do autor, como, por exemplo, certas construções frasais; o uso frequente de certas classes gramaticais; frequência e tipo de descrição, comparações e figuras de linguagem; ambiguidade; ironia; linguagem de acordo com o padrão culto ou popular; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas frases curtas ou por períodos longos; digressão; etc.

Verossimilhança
Deve-se averiguar o grau de coerência interna da obra que garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade. Tal observação pode ser importante para se perceber a filiação da obra a determinado movimento literário. Por exemplo, o Romantismo geralmente apresenta uma visão fantasiosa e idealizada da realidade; já o Realismo procura atingir o máximo de verossimilhança, a ponto de a narrativa ser lenta para dar dimensão real do tempo vivido pelas personagens.

Movimento literário
Os vários aspectos anteriormente levantados deverão ser tomados em conjunto neste item, pois são eles, ao lado dos temas mais comuns a essas obras e da visão de mundo (a ideologia) nelas expressa, que caracterizam a linguagem de determinado movimento literário. Deve-se verificar em que medida a obra em estudo corresponde aos padrões estabelecidos pelo movimento literário a que cronologicamente está relacionada ou o que representa a fuga desse padrão.

Conclusão
Este item de fechamento deve avaliar a importância e a contribuição da obra e do autor estudados. Devem ser levados em conta aspectos com: o autor funda ou não uma nova tradição em determinada literatura (de determinada nação); se não funda, a que está vinculado e que contribuições trouxeram para o aprofundamento dessa tradição; qual o destaque desse escritor ou de sua obra no movimento literário a que pertence.
À medida que os seminários forem ocorrendo, este item será enriquecido com estudos comparativos entre obras como, por exemplo, a crítica social em Memórias de um sargento de milícias e emSenhora; a mulher em Inocência e em Senhora; o regionalismo em O gaúcho e em O Cabeleira; o índio e o negro a partir de Iracema e A escrava Isaura, assim por diante. (As obras que foram citadas aqui são obras clássicas de escritores brasileiros.).

Sugestão
A análise sobre determinados livros ainda podem ser discutidas entre pessoas que possuem o mesmo interesse, pois nem sempre todas as pessoas capitam igual à outra e até umas podem deixar uma coisa escapar e que outra não deixou, e vice-versa.

Fonte : O Jornal sobre tudo - Blog

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