Tecnologia do Blogger.

O que você precisa saber sobre o Romantismo

O Romantismo foi um importante movimento político, artístico e filosófico que teve início na Europa no final do século 18 e se estendeu até grande parte do século 19, influenciando também as artes e o pensamento em outras partes do mundo. 

O Romantismo surgiu no contexto de dois importantes momentos históricos: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. A sociedade passou a ser dividida entre as classes burguesa e operária. Com essa nova divisão, novos problemas sociais passaram a fazer parte da vida dos cidadãos.



A Revolução Francesa inspirou diversos movimentos ao redor do mundo com seus ideias de liberdade, igualdade e fraternidade. O Romantismo foi um desses movimentos, já que demonstrava a necessidade de romper com antigas ideias, pensamentos e concepções artísticas e filosóficas que já não se encaixavam no mundo do fim do século 18.


Na literatura, esse rompimento se deu com a tradição clássica, característica do período árcade. Entre os valores abandonados pelo Romantismo, estão o antropocentrismo, racionalismo, obediência às regras, valorização da mitologia pagã e elitização das artes.



As principais características do Romantismo eram a observação das condições do estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder de Deus através da natureza acolhedora ao homem, a temática voltada para o amor, para a saudade, o subjetivismo.


No Brasil, os principais poetas do Romantismo são Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade. Já na prosa, o movimento é representado por Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar.


No Brasil, o Romantismo é divido em três fases com características distintas. A chamada Primeira Geração é marcada pelo esforço dos escritores em tornar a literatura uma arte nacionalista, sobretudo através da valorização das as origens indígenas e de aspectos culturais, como língua, etnia, religião e tradições e folclore.


Já a Segunda Geração, conhecida como mal do século, não apresentava esse apego nacionalista. Foi marcada por um sentimentalismo e pessimismo extremo. Os escritores dessa geração buscavam escapar da realidade e dos problemas sociais. As temáticas abordadas por eles eram baseadas no sonho, no devaneio, no amor platônico.



Lord Byron foi um dos maiores inspiradores da Segunda Geração, com sua poesia agressiva, sombria e misteriosa. O subjetivismo, egocentrismo, o sentimento de morte, dúvida e obscuridade são algumas das características dessa geração, que teve no Brasil Álvares de Azevedo, Junqueira Freire, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela como maiores representantes.




A Terceira Geração ganhou um viés mais social. O principal representante brasileiro, o poeta Castro Alves, fez referência à escravidão em sua principal obra, Navio Negreiro. Um dos maiores símbolos desse período literário era o do pássaro Condor, que representava a liberdade. Por isso, a poesia da Terceira Geração é também chamada de condoreira. No exterior, um dos nomes mais famosos da época é o escritor francês Victor Hugo.





Fonte : Guia do Estudante 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Curta e fique por dentro!

Apenas Uma Garota Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados