Tecnologia do Blogger.

Diferenças entre os seres humanos e outros animais

Os seres humanos são animais racionais, ou seja, animais que possuem capacidade de raciocinar, não agindo somente por instinto. 
Por isso, somos capazes de inventar muitas coisas que facilitam o nosso dia a dia, levando mais conforto para nossas vidas. Os animais não inventam coisas, mas se adaptam ao ambiente em que vivem, suprindo suas necessidades.

Os primatas inventaram armas, fogo e roda
Os homens primitivos conseguiram inventar várias coisas porque precisavam se defender dos animais, se protegerem do frio, do sol e das chuvas. Com isso, criaram as primeiras armas, feitas de pedra; e inventaram o fogo e a roda,: algumas das principais invenções para o desenvolvimento da humanidade. O desenho animado Os Flintstones (Hanna-Barbera) mostra como era a vida dos homens primitivos, na idade da pedra lascada.
A comunicação dos animais é diferente dos humanos, emitindo sons próprios de cada raça, eliminando odores do corpo, circulando sobre alimentos ou a própria fêmea, avançando, etc.
O corpo de todos os animais possuem características em comum, e também diferenças típicas de cada espécie. 

Diferença no jeito de correr, no corpo e na comunicação
As diferenças são muitas, mas as mais visíveis são: o jeito de andar, o formato da face, as orelhas, o nariz e o focinho, a boca, os dentes, os pelos no corpo, a coluna vertebral, a  presença ou não de cauda, dentre outras.
As semelhanças consistem na organização celular e dos tecidos, estruturas corporais, necessidade e formas de se nutrir, etc. 

Semelhança na vida em sociedade
Curiosidade: Alguns animais são bípedes e possuem dois pés, como os homens. As formigas são animais da classe dos insetos, que vivem em sociedade, como os seres humanos, umas dependem das outras para sobreviver.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids
O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento.
O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.
O homem através de sua inteligência e capacitação, chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e também as realidades imateriais e incorporais. Como por exemplo: a verdade, o tempo, o espaço, o bem, a virtude etc.
O homem, através das suas diferenças defronta-se com seu comportamento, pois o homem é um ser surpreendente; sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. A palavra “razão”é o que predomina em seu vocabulário.
Hoje é lamentável a forma em que o homem vive, ele se destrói a cada minuto, tanto de uma forma carnal, como espiritual.
Hoje, nós podemos dizer que o homem luta contra si mesmo. Ele mesmo fabrica armas contra si, bombas atômicas, não respeita nem seu corpo, nem sua própria vida, ele, tão ganancioso, que pode um dia chegar ao ponto de se destruir totalmente, como já fez com várias espécies animais, com as florestas, e como ela, a fauna. Ele, na realidade, é o maior inimigo da natureza.
Os animais, considerados como um ser irracional, por mais que possamos pensar que ele é um ser livre, realiza seus atos impelido pelas suas sensações, pelos apetites e pelo instinto natural, para um fim de que ele mesmo ignora e cujas conseqüências não consegue nunca prever.
Os animais também são seres inteligentes, mas sempre se reduz à sensibilidade, é um ser que age de acordo com seu instinto, porém seus sentimentos são fortes e puros em relação ao homem.
Os animais não visam um conhecimento para o futuro, mas vivem a realidade do momento, se expressam de uma maneira natural para a vida.
Os animais são na verdade seres organizados, dotados de um sentimento profundo e expressam essa forma de vida aos olhos dos homens que não entendem, nem compreendem e nem respeitam um ser que é tão lindo e natural, independente de sua espécie.

Conclusão:
O homem domina todo espaço que encontra, ele infelizmente interfere até no espaço animal. O homem sempre visa o seu objetivo, sem se importar se irá destruir outras vidas, o homem ao mesmo tempo que constrói, destrói tudo num simples piscar de olhos, o homem fez deste mundo um barril de pólvora que a qualquer momento pode explodir.
O homem é um ser que tem atitudes que muitas vezes deixam a desejar, nos deixam entristecidos e com os corações feridos.
Um dia tudo isso terá um fim, o Criador de todas estas coisas irá nos perguntar: o porque de tanta maldade, de tanta violência, de tanta desordem e também, falta de humanidade.


Texto gentilmente cedido por Palmiro Sartorelli Neto
Por Equipe Brasil Escola



'' Ação instintiva é a ação puramente baseada em instintos, como nos animais. Um homem ficar perseguindo uma mulher igual um cão perseguindo uma fêmea, sem nenhuma noção de moral e de propriedade, é uma ação instintiva. 

Ação inteligente é a ação baseada no freio dos instintos, através do senso de realidade e de propriedade, onde trocamos a base instintiva pela base lógica, baseada em códigos falados e escritos (leis). Encontrar um motivo para conhecer uma pessoa, para aos poucos ir pegando intimidade e os contatos afetivos irem se desenrolando aos poucos, com discrição e longe das vistas dos outros, é uma ação inteligente.  ''  


'' ação instintiva é o tipo de ação baseada no impeto e na emoção do momento, esse tipo de comportamento é comum tanto para nos Humanos quanto para os demais animais, Ex:dar um soco em alguém apos ser xingado, ação inteligente é a ação é regida pela razão, esse tipo de açao é que basicamente nos distingue dos outros animais, Ex: refutar argumentos ofensivos como xingamentos de forma irônica. é basicamente isso, espero ter ajudado ''                                                 Respostas no Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Curta e fique por dentro!

Apenas Uma Garota Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados