Existiu um conflito entre a filosofia de Heráclito e a de Parmênides, esse conflitobaseava-se na preocupação com a origem, transformação e desaparecimento dosseres.Heráclito afirmava que somente a mudança é real e a permanência ilusória, ouseja, o mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mastudo se transforma no seu contrario.Parmênides, em contrapartida, afirmava que somente a identidade e apermanência eram reais e a mudança, ilusória; isto é, o devir, o fluxo dos contrários, éa aparência sensível, mera opinião que formamos porque confundimos a realidadecom as nossas sensações, percepções e lembranças.Os conflitos entre as filosofias de Heráclito e de Parmênides suscitaram oaparecimento da lógica, porque o conflito entre eles tornou-se um problema para ahistória da filosofia grega e requeria uma solução que provasse que a mudança e oscontrários existem e podem ser pensados, mas, ao mesmo tempo, que provasse que aidentidade ou permanência dos seres também existe, é verdadeira e pode serpensada. Foi a partir da busca dessa solução que surgiu a lógica e também ametafísica.
O aparecimento da lógica
No momento de seu apogeu, isto é, na época de Platão e Aristóteles, a filosofiaoferece as duas soluções mais importantes para o problema da contradição-mudançae identidade-permanência dos seres. Não vamos falar dessas duas filosofias, masdestacar um aspecto de cada uma relacionado com o surgimento da lógica.
A dialética platônica
- É um procedimento intelectual e linguístico que parte dealguma coisa que deve ser separada ou dividida em dois ou duas partes contrárias ouopostas, de modo que se conheça sua contradição e possa determinar qual doscontrários é verdadeiro e qual é falso.A cada divisão surge um par de contrários, que devem ser separados enovamente divididos, ate que se chegue a um termo indivisível, isto é, não formadonenhuma oposição ou contradição e que será a idéia verdadeira ou a essência dacoisa investigada.
A analítica aristotélica
- É um conjunto de procedimentos de demonstração e prova. Trata-se de uma via alternativa à dialética platônica que, para Aristóteles, não é umprocedimento seguro para o pensamento e a linguagem da filosofia e da ciência, poistem como ponto de partida as meras opiniões contrárias dos debatedores, e a escolhade uma opinião em de outra não garante que se possa chegar à essência da coisainvestigada.A dialética platônica é o exercício direto do pensamento e da linguagem, ummodo de pensar que opera com os conteúdos do pensamento e do discurso. A lógicaaristotélica é um instrumento para o exercício do pensamento e da linguagem,oferecendo-lhe meios para realizar o conhecimento e o discurso. Para Platão, adialética é um modo de conhecer. Para Aristóteles, lógica é um instrumento para oconhecer.A dialética platônica é uma atividade intelectual destinada a trabalhar opiniõescontrárias e contradições para superá-las, chegando à identidade da essência ou daidéia imutável. A lógica aristotélica oferece procedimentos que devem ser
empregados naqueles raciocínios que se referem a todas as coisas das quaispossamos ter um conhecimento universal e necessário, e seu ponto de partida nãosão opiniões contrárias, mas princípios, regras e leis necessários e universais dopensamento.
0 comentários:
Postar um comentário