Assistir ao menos duas vezes
O cérebro humano precisa de repetição para que haja memorização, caso contrário cerca de 70% do conteúdo é esquecido, logo você deixa de aproveitar grande parte do que “aprendeu”. E tem outra, quando assistimos a aula uma vez, entendemos parte do conteúdo, quando assistimos mais vezes começamos a entender como o autor do vídeo pensa e planeja o que precisa ser feito.
Entender a lógica usada pelo autor pode ser considerado o ápice do aprendizado, pois é neste momento que você adquire os melhores ensinamentos.
Anotar faz bem para o cérebro
Lembra quando você fazia cola para provas de escola? Alguma vez você precisou olhar a cola ou na hora da prova lembrou-se de tudo que havia escrito? Pois é, sendo assim anotar também é estudar.
Praticar é preciso
Mas não limite-se a fazer apenas o que foi mostrado durante o vídeo, faça testes diferentes, seja curioso, pesquise outras formas de fazer o mesmo procedimento, questione, PENSE.
E quando descobrir algo novo, comente isso com o autor da aula, ele vai ficar muito feliz em saber que você não foi apenas mais um que assistiu a aula, mas sim um que aprendeu e usou o que foi ensinado.
Distrações não combinam com estudo
Assistir aula perto da televisão ou ouvindo música de fundo nem pensar. Preferencialmente use fone de ouvido (profissional) que evite ruídos externos e outras distrações.
Ah, e não adianta vir com essa conversinha de que consegue estudar e fazer outras tarefas ao mesmo tempo, pois isso é uma grande enganação para você mesmo!
Técnica correta de estudo
- Na primeira vez que assisto a uma aula eu somente ASSISTO, sem anotar nem praticar nada. Apenas observo tudo que é feito com calma e muita atenção;
- Na segunda vez que assisto e faço minhas anotações sobre pontos que considero importantes sobre o assunto tratado;
- Depois de assistir duas vezes e anotar os pontos importantes, é hora de praticar, logo tento executar tudo que foi ensinado, consultando apenas minhas anotações;
- Se ficarem dúvidas, assisto novamente a aula (terceira vez) e reforço as anotações, adicionando tópicos que antes não foram observados.
Depois de assistir duas (ou três) vezes uma aula, se você ainda tiver alguma dúvida é hora de perguntar ao professor, pois aí sim é uma verdadeira dúvida e não distração ou falta de atenção em algum ponto.
Estas são minhas dicas para que todos vocês aprendam de verdade com qualquer aula que assistirem e possam a partir de agora aproveitar mais o conteúdo do nosso e de outros blogs de vídeo aulas.
Fonte : RBTech
0 comentários:
Postar um comentário