Separamos 9 fatos importantes que aconteceram mundo afora enquanto você assistia à Copa – e que podem cair no vestibular. Dessa vez não tem desculpa para perder, confira:
1. Califado Islâmico
O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), grupo extremista que controla vastas áreas da Síria e do Iraque, declarou no dia 29 de junho a instauração de um califado islâmico. O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon disse que há um risco real de que a violência sectária no Iraque ultrapasse as fronteiras no país.
Segundo o jornal BBC, “Militantes querem ser conhecidos como ‘Estado Islâmico’”. (Imagem: BBC)
2. Atentado na Nigéria
Uma hora antes da seleção da Nigéria entrar em campo, no Brasil, e conseguir se classificar para a próxima fase da Copa do Mundo, a população de Abuja, capital do país, se assustava com mais um atentado à bomba no país. O grupo jihadista Boko Haram assumiu a autoria dos dois ataques.
Líder do grupo jihadista “Boko Haram” reivindicou a autoria dos atentados na Nigéria. (Imagem: Expresso)
3. Habeas Corpus para militares envolvidos em atentados no Brasil
A Justiça Federal determinou o trancamento da ação de julgamento dos militares envolvidos no caso Riocentro, atentado à bomba frustrado à comemoração do Dia dos Trabalhadores, ocorrido em maio de 1981 – época de Ditadura Militar.
Em 1981, peritos analisam carro em que militares carregavam bombas. (Imagem: UOL)
4. Acirramento da tensão entre Israelenses e Palestinos
O sequestro seguido de morte de três jovens judeus seminaristas, na Cisjordânia, despertou uma nova onda de tensão entre israelenses e palestinos. Em meio a uma nova onda de violência entre Israel e Palestina, tropas israelenses deram início a uma série de ataques aéreos contra o Hamas. O agravamento da situação levou a uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a escalada de violência na Faixa de Gaza.
5. Monarquia na Espanha
Na Espanha, Felipe VI assumiu a Realeza de um país com sérios problemas econômicos e com um crescente ceticismo em relação às instituições, incluída a Coroa, que terá que ajudar a reverter.
Felipe VI assume a monarquia da Espanha, que está passando por sérios problemas econômicos (Imagem: Jornal de Notícias)
6. Argentina à beira do calote
A sentença do juiz Thomas Griesa, de Nova York, ordenando que a Argentina pague US$ 1,5 bilhão aos chamados “fundos abutres”, deixou o país novamente à beira do calote.
Cristina Kirchner, presidente da Argentina; país está à beira de calote (Imagem: Infomoney)
7. Refugiados
O número de pessoas forçadas a deixar suas casas devido a guerras ou perseguição superou a marca de 50 milhões em 2013 pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, informou a agência de refugiados da ONU.
O número de refugiados, segundo a ONU, só tende a aumentar. Guerras e alterações climáticas são os principais motivos. (Imagem: ONU)
8. Vírus Ebola
De acordo com a ONG Médicos sem Fronteiras (MSF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de ebola na República da Guiné, em Serra Leoa e na Libéria, está “fora de controle” e é sem precedentes em termos de número tanto em casos de mortes quanto em termos de expansão geográfica.
Vírus causador da doença Ebola, que já matou mais de 600 pessoas na África esse ano.
9. Ucrânia e União Européia
A Ucrânia assinou um histórico acordo de associação com a União Europeia. O acordo comercial pretende suprimir a maioria das barreiras alfandegárias entre a UE e a Ucrânia, país de 45 milhões de habitantes com importantes setores metalúrgicos e agrícolas.
Presidente da Ucrânia comemora acordo com autoridades da União Européia. (Imagem: Veja)
0 comentários:
Postar um comentário